Os apoiadores estão entre os produtos mais alugados por aqui e quatro a cada cinco mamães fazem essa pergunta, rsrs.
Pra quem não sabe, o apoiador é um brinquedo de base larga com rodinhas. Sua principal função é auxiliar o bebê (servindo de apoio / dando segurança) nos primeiros passinhos.
Respondendo a pergunta de forma bem objetiva: Não, os apoiadores não possuem um freio propriamente dito! Maaas, alguns modelos possuem rodas emborrachadas e ajuste de velocidade. Neste post, explicaremos melhor essas características com dicas dos produtos!
Um ponto de atenção!! É muito comum que fiquemos ansiosas para os primeiros passos do bebê! No entanto, antes de pensar no apoiador, você deve estar atento se seu bebê já atingiu todos os marcos importantes que precedem o andar. Se você está na dúvida, leia o nosso post sobre Quando o bebê pode usar o apoiador? |
Os modelos mais comuns de apoiadores (inclusive os da Fisher-Price, que são os mais famosos) não possuem qualquer sistema de controle de velocidade. No caso dos apoiadores da Fisher-Price, o design com uma base larga, favorece que a força seja feita para baixo e não para frente. Isso reduz, em parte, a velocidade.
Rodas emborrachadas
Se você já viu esse modelo de apoiador e não sentiu confiança, existem outras opções! A própria Fisher-Price lançou mais recentemente o modelo dois lados. Nele, as rodas apresentam faixas de borracha, aumentando a aderência ao chão. Assim, as rodas deslizam menos e a probabilidade de o apoiador “escorregar” para a frente é menor. Além do novo modelo da Fisher-Price, o apoiador da Baby Einstein também apresenta as rodas emborrachadas.
Travas nas rodas
Além das rodas emborrachadas, existem alguns modelos que possuem uma espécie de travas nas rodas. Isso faz com que elas girem com muito mais resistência, reduzindo a velocidade. No catálogo da Sagui, os modelos que possuem essa trava são os da Vtech e o da Tiny Love.